domingo, 6 de setembro de 2009

Trindade Paraty RJ



Patrimonio natural de Trindade.

Durante a década de 1970 virou reduto e símbolo dos hippies, grupo não conformista, caracterizado pelo rompimento com a sociedade tradicional, especialmente no que se refere a aparência de se vestir e no modo de viver. Na década de 1980 era o lugar dos aventureiros que vinham de longe, enfrentando a terrível estrada de terra (em especial o trecho de subida conhecida como Deus Me Livre) para acampar nas praias paradisíacas. De 1990 para cá o turismo tomou conta de Trindade. As casas dos pescadores viraram pousadas e bares simples, abriram mercearias e lojinhas e asfaltaram o Deus Me Livre.

Pesquisas arqueológicas realizadas na década de 1970 encontraram vários sambaquis e abrigos com instrumentos e ossadas de povos pré-históricos. Um dos maiores problemas dos arqueólogos era a destruição dos sítios arqueológicos por caçadores de tesouros, incentivados pelas inúmeras lendas sobre piratas e tesouros escondidos.

Trindade está situada a 25 quilômetros ao sul de Paraty, na divisa com Ubatuba. Toda a estrada de acesso está asfaltada. A mata em volta está preservada e a região possui cinco das mais bonitas praias de Paraty (Brava, Cepilho, Fora, Trindade e Figueiras), uma piscina natural de água salgada (o Caxadaço) e algumas cachoeiras.

Dicas sobre Trindade: - Boa parte dos turistas que pernoitam em Trindade ficam em algum dos vários camping existentes. Não é permitido o camping selvagem (na praia) e nos feriados quem chega primeiro fica com os melhores lugares. - Leve prancha de surf e equipamentos de mergulho. É possível a prática desses dois esportes em Trindade. - A praia das Figueiras (ou dos Pelados) é exclusiva para prática de naturismo. - Aproveite para fazer a trilha até a Cabeça do Índio. Basta seguir a trilha da piscina do Cachadaço por mais 40 minutos. Lá de cima dá para ver todas as praias e a vila de Trindade.
Visite a cachoeira da Pedra do Engole, localizada a 20 minutos da vila. Ali tem uma grande pedra no meio do rio com um buraco submerso que você passa de um lado para outro. - Não deixe bagagem a vista dentro do carro, principalmente se for fazer a caminhada até a Praia Brava, pois têm ocorrido furtos, principalmente em feriados. - Trindade possui as seguintes praias:
Praia Brava: deserta, acesso por caminhada de 20 minutos;
Praia do Cepilho: acesso a carro, ótima para surf;
Praia do Rancho (ou de Fora): acesso a carro, vários bares;
Praia do Meio (ou Codó): acesso a carro, vários bares;
Praia do Cachadaço (ou de Trindade): caminhada de 15 minutos, não tem bares;
Praia das Figueiras (ou dos Pelados): caminhada de 25 minutos, não tem bares, destinada para nudismo mas não é exclusiva; - Evite ir a Trindade em feriados: a estrada, as praias e o bares ficam lotados. - Se ficar acampado em Trindade, tome comprimidos de vitamina complexo B (especialmente a B12) para evitar borrachudos e mosquitos (o odor exalado pelo corpo por causa dessa vitamina espanta os insetos – não se preocupe pois esse cheiro não é perceptível pelas pessoas). - As pousadas e restaurantes em Trindade são simples. Para quem procura acomodações mais luxuosas é melhor hospedar-se em Paraty e visitar Trindade durante o dia. - Se tem vontade em utilizar algum camping essa são as melhores opções para quem visita Trindade - Veja como chegar em Trindade e horários dos ônibus sentido: Paraty-Trindade e Trindade-Paraty

Nenhum comentário:

Postar um comentário