domingo, 6 de setembro de 2009

Itacaré Bahia



Itacaré é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2004 era de 17.960 habitantes.

O município tem origem numa igreja fundada pelos jesuítas no século XVII. A povoação foi elevada a sede de município em 1732 com a designação de São Miguel da Barra do Rio das Contas. Passou a ter a designação actual em 1931.

Quatro eventos estatisticamente improváveis fizeram Itacaré um lugar especial e com alto grau de preservação:

1.Tem uma formação geológica única no Nordeste Brasileiro, aonde a faixa costeira tem solo fértil e falésias rochosas, e por isso a Mata Atlântica avança até o mar.

2. A cultura agrícola predominante foi o cacau, que precisa da sombra da Mata Atlântica para ser plantado, se fosse cana de açúcar ou café toda a mata teria sido toda cortada.

3. O município cresceu muito entre 1890 e 1940 graças ao cacau, mas nos anos 40 o porto da cidade assoreou e a cidade ficou isolada porque as estradas eram muito ruins, esse isolamento impossibilitou o crescimento até a construção da Estrada Ilhéus-Itacaré em 1998.

4.Em 1993 o Governo do estado da Bahia criou uma APA - Área de Proteção Ambiental - antes de construir a estrada em 1998, dando regras ao crescimento da cidade. Essa APA estimulou o desenvolvimento de Itacaré como destino de ecoturismo e não de turismo de massa.

5.Hoje Itacaré é um dos principais centros turistícos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado.

É impossível falar de preservação ambiental brasileira e conservação da Mata Atlântica sem citar Itacaré. Mais antiga que a própria historia do Brasil (Os índios Tupiniquins habitavam a cidade antes da chegada dos portugueses), Itacaré carrega uma tradição no que se refere ao bom relacionamento com a natureza.

Os índios que viviam na região viviam de caça, pesca e agricultura de subsistência. A vinda dos jesuítas portugueses transformou as relações vigentes, sobretudo por implantarem plantações de canas-de-açúcar. Vestígios da ocupação estrangeira podem ser vistas em edificações que permanecem erguidas no centro de Itacaré, como a Igreja de São Miguel, datada de 1718.

Hoje a cidade é um dos principais pólos turísticos do estado da Bahia, recebendo milhões de visitantes por ano. São cerca de 28 praias e dezenas de cachoeiras, sem falar nas grandes fazendas e trilhas de caminhada. Itacaré é um verdadeiro paraíso natural, sobretudo por abrigar praias de águas límpidas, vestígios conservados da Mata Atlântica e uma população tão pequena quanto receptiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário