domingo, 6 de setembro de 2009

Bonito MS



O Sistema Turístico de Bonito - MS

A cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, nasceu em meados do século passado, em 1.948, com sua emancipação política, econômica e social do município de Miranda/MS. As atividades econômicas predominantes desde então, foram: a pecuária, a agricultura e a mineração - vocações unânimes de acordo com o clima, vegetação e subsolo.

Apesar de seu nome sugestivo "Bonito", não se tinha o menor interesse em desenvolver atividades turísticas. Mesmo porque na época, esta atividade enquanto geradora de emprego e renda, ainda era uma realidade muito distante para o brasileiro em geral, e mais ainda para o sul mato-grossense de uma pequena cidade em seu interior. Mas por outro lado a consciência de que as belezas naturais eram impressionantes foram registradas já nos nomes de córregos e rios da região, como os rios Formoso e Mimoso. Outro fator importante a ser destacado foi a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente em 1986, sendo resultado de uma preocupação com as questões ambientais. O conselho já completou seus 19 anos de atuação efetiva na cidade.

Porém somente em meados da década de 1990 que a vocação turística foi assumida, quando a comunidade local começou a ser despertada para o interesse que as belezas naturais da cidade exerciam sobre os poucos visitantes que recebia. O fato não pode mais passar despercebido quando Bonito foi exibida em rede nacional, pela TV Globo (Programa Fantástico) e "surpreendentemente" centenas de pessoas passaram a procurar a cidade como um Destino Turístico nacional. Valendo dizer que nesta época a cidade não contava com nenhuma grande estrutura turística. Havia menos de dez hotéis e os poucos e escassos serviços turísticos contratados através de três únicas agências. A partir de então, muita coisa mudou e, a organização turística da cidade, nestes poucos anos, já ganhou prêmios nacionais e a exposição na mídia televisiva e jornalística do país.

O sistema turístico montado no município tem sido visto como modelo internacional de organização e respeito, tanto ao meio ambiente como ao turista. O limite que a primeira vista pode ser visto de maneira desconfortável e abusiva pelos visitantes desavisados acaba por ser fundamental para a manutenção de um uso turístico responsável, dos recursos naturais. A limitação de visitantes em sítios turísticos é um dos ícones do turismo realizado em Bonito.

Importante salientar que existem ainda arestas a serem aparadas neste sistema, no entanto, sua eficiência já está consolidada. Trata-se de uma cadeia produtiva, formada por inúmeros prestadores de serviços, que buscam atender e superar as expectativas dos visitantes, no que se refere à paz, tranqüilidade e respeito. São serviços de alimentação, transporte, hospedagem, agenciamento, guias de turismo, souvenirs, entre outros. Mas o que chama a atenção de administrações públicos, estudiosos e, interessados no assunto, é a interação de todos os serviços oferecidos através do envolvimento da comunidade, buscando a harmonia da utilização dos recursos naturais. Buscando a sustentabilidade.

Atualmente existem 67 (setenta e sete) empresas oferecendo serviços de hospedagem, entre hotéis e pousadas de pequeno a grande porte. Existem 35 (trinta e cinco) agências operando no mercado. Aproximadamente 80 (oitenta) guias de turismo credenciados pelo Ministério do Turismo. Mais de 40 (quarenta) sítios turísticos. Incontáveis serviços de locação de automóveis, vans, motos e bicicletas. Entre bares, restaurantes e lanchonetes existem mais de 40 (quarenta) opções.

Não se pode negar o progresso dos últimos anos em função do turismo. Afinal, atualmente mais de 56% (cinqüenta e seis) da mão-de-obra está voltada diretamente para esta atividade econômica. São inúmeros atores desempenhando os mais variados papéis neste espetáculo, tais como: guias, agentes, remadores, monitores, recepcionistas, motoristas, gerentes, guardas, telefonistas e etc. Pessoas ajudando pessoas na realização de seus sonhos. Sendo que o bom funcionamento da estrutura turística local depende diretamente do nível de bom relacionamento e, informação que todas as pessoas e seus cargos conseguem manter entre si. De outra forma o sistema será falho, incorrerá em problemas inadmissíveis e, não conseguirá satisfazer seus clientes.

Neste contexto geral, um grande incentivo para todos os empresários e profissionais ligados ao trade turístico é ter ganho, pela quarta vez consecutiva, neste ano de 2005, o prêmio da Revista Viagem & Turismo, como “Melhor Destino Nacional de Ecoturismo”. O que se torna, sem sombra de dúvidas, um grande incentivo para a melhoria do sistema e pauta novas ações de planejamento de todo o destino turístico.


http://www.portalpublicobonitoms.com.br/



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